29 de julho de 2012

Hoje é que foi!

Devo ter uma carrada de KM nas pernas!
Hoje eu e o gajo decidimos fazer um roteiro turístico pela capital.
Começamos por um passeio pelo Martim Moniz para comprar umas especiarias.
Depois fomos visitar um espaço lá perto que está a ser remodelado, o "mercado multicultural", com várias barraquinhas com petiscos de vários países e música ao vivo.
Aí bebemos um café e assistimos ao espectáculo.
Depois seguiu-se um passeio pelo chiado e rossio, com paragem numas lojitas.
Para terminar o dia em beleza, jantamos uma sardinhada no bairro alto e um gelado no parque das nações antes de apanhar o comboio.
Esteve uma noite espectacular!
E vocês, como está a ser o vosso fim-de-semana?

21 de julho de 2012

Crónica do ressabianço...

A gaja ressabiada sofre de uma doença muito comum o umbiguísmo.
Ela tem sempre do que se queixar, uma borbulha na testa, uma dor de cabeça, um colega no emprego que "pode ser mais competente"  "e porque isso a enerva" já é uma besta"!
A vizinha do lado que passou por uma fase complicada mas que agora se reergueu, até está mais bonita, encontrou um novo amor e até já sai mais vezes para se divertir.
 "É uma estúpida que arranjou algum burro que a quis aturar, mas que será por pouco tempo! Porque ele vai abrir os olhos e ver a sonsa que ali está"! Sim estes seres nefastos também gostam de rogar pragas, muitas vezes alucinam e devem se julgar divindades da moral e bons costumes.
A gaja ressabiada, devido ao seu "já referido umbiguísmo crónico", é incapaz de ver para além do seu mundinho básico e restrito.
Daí o facto de nunca conseguir fazer uma crítica construtiva.
Pelo contrário critica cortando a direito com opiniões ordinárias e contraditórias.
Muitas vezes pensa o contrário, mas por conforto, por inveja ou simplesmente por necessidade de dar corda à língua, fala mal de tudo e de todos com um veneno capaz de aniquilar um elefante.
A gaja ressabiada, sofre também da forte incapacidade de tecer elogios.
Normalmente até aceita que se possa enaltecer/ elogiar alguém, mas encontra sempre algo de negativo, tem sempre uma coisa menos simpática para dizer e só se existir algo que a favoreça, é que então com um sorriso carregado de manha diz algo de bom.
A gaja ressabiada, acha sempre que toda a gente que tem um "bom emprego" foi por cunha, ou entrou na horizontal.
Na sua maneira de ver o mundo, ninguém para além de si é capaz de ser competente e obter algo por mérito, dado que ela mesma é um ser bom, repleta de santas intenções, e que dado o seu ego "por fora cheio que nem um balão e por dentro vazio e carregado de insegurança"... Toda a gente é maldosa e interesseira.
E se ela não tem na vida nada que a satisfaça, incomoda-lhe sobremaneira que os outros tenham.
Seja uma relação feliz, seja um trabalho interessante, sejam relações sociais saudáveis e satisfatórias,
Se ela não tem, "o  que geralmente se confirma", mais ninguém o pode /devia ter.
Naquelas cabecinhas vazias, a palavra altruísmo não existe e só de pensar nela assusta.
A gaja ressabiada, tem sempre à mão um dicionário das mais variádas formas de deitar alguém abaixo.
Umas vezes colocando defeitos na aparência de outrem, espetando unhadas desadequadas sem sequer se olharem no espelho, outras vezes contradizendo tudo que os outros dizem de forma mordáz e sem se darem conta que pouco tempo antes concordavam com aquilo que acabaram de refutar.
Adoram dissertar grandes discursos bacocos acerca de situações que nem sequer se dão ao trabalho de explorar antes de falar, apenas pelo gosto de cuspir maldade, o que só sublinha ainda mais a sua postura ridícula.
A gaja ressabiada raramente se presta a ajudar sem antecipadamente fazer um cálculo dos "louros" que essa ajuda prestada a outra pessoa lhe possa trazer.
No trabalho normalmente derretem-se a lamber botas de superiores, o que até lhes pode trazer um qualquer benefício, mas o facto de serem vistas como seres vulneráveis e conflituosos, acabam por se envolver muitas vezes em chatices que na maior parte das vezes poderiam evitar.
Quando perdem o emprego, "devido a intrigas e conflitos que provocaram", normalmente há alguém em quem depositam as culpas, e quando conseguem avançar para um novo trabalho as queixas voltam a ser as mesmas, apesar do lugar, e as pessoas serem totalmente diferentes.
Passam a vida a desejar em silêncio aquilo que não têm, mas recusam-se a tentar mudar a atitude face à vida infeliz que levam. 
São caracterizadas por uma personalidade teatral, pouco seguras e com uma disponibilidade nula para dar um pouco de si a quem quer que seja.
Resumindo e concluindo, gente que sem se aperceber, vai escavando a própria cova.
P.S tudo que foi escrito em cima também se aplica aos homens, afinal o ressabiamento não está presente apenas no sexo feminino.
Contudo, nos machos verifíca-se em menor quantidade!

16 de julho de 2012

Maquilhagem sem espelho

Nunca é de mais falar de maquilhagem e da minha paixão recente por esta arte de sublinhar o que temos de mais agradável e assim aumentar a nossa auto-estima.
Comecei por aprender sozinha a maquilhar os olhos, e apenas trabalhava esta parte do rosto até ter tido uma super aula com a Mimi.
 Tinha receio de pelo facto de não conseguir olhar-me no espelho, não ser capaz de aplicar: base, corrector, blush, iluminador, pó compacto... e todos aqueles produtos milagrosos que quando bem trabalhados nos transformam!
Antes de surgir uma aulinha ca em cása com a Mónica, comecei por experimentar base, corrector e blush, e salvo algumas falhas próprias de quem nunca usou regularmente estes cosméticos, até me safava bem, e comecei a aperceber-me pelos comentários das pessoas que até fazia aquilo direitinho e que a maquilhagem me favorecia!
"como favorece qualquer pessoa claro está"! "desde que saibam as cores que lhes ficam bem obviamente".
Depois desses ensaios de beleza que pratiquei sozinha, comecei a pensar em falar com a beste friend, pois ninguém melhor do que ela me poderia instruir sobre makeup!
Primeiro ela enviava-me mensagens escritas com dicas, outras vezes íamos falando ao telefone, eu perguntava e ela pacientemente esclarecia.
Mas a grande mudança deu-se quando ela veio aqui a casa em Dezembro.
Espalhamos todos os produtos de maquilhagem que eu tinha no chão da sala ca de casa, e entre uns copitos de ginja lol e umas fofocas da terra de ambas, ela deu-me uma super maravilhosa aulinha que desfez muitas das minhas dúvidas e me ajudou a maquilhar-me muito bem (dito por ela), e sem me ver ao espelho!
Hoje sei combinar sombras nos meus olhos, sei marcar o côncavo para aprofundar o olho, sei usar 3 ou 4 sombras na pálpebra e fazer com que se notem as cores todas que coloquei.
Não trabalhamos a parte do rimel e do risco no olho, porque isso eu já tinha tratado de aprender sozinha.
Nessa aula ela explicou-me como é possível colocar a base com um pincel grosso e fofo para ficar bem espalhada e com aspecto natural e assim poupar produto que se desperdiça na esponja, como marcar as bochechas com o blush rosa ou bronze conforme me apetecer.

Como aplicar o corrector de imperfeições com um pincel próprio e depois espalhá-lo com pancadinhas leves para o introduzir de forma natural e eficaz.
Soube também que antes de começar a trabalhar o olho devo matificar o rosto com o pó compacto para fixar a maquilhagem.
Este deve também andar sempre connosco na mala, para durante o dia ir aplicando com um pincel duas ou três vezes para que a maquilhagem permaneça fixa no seu lugar!
Se tivermos um bom pó ou água termal, não é necessário carregar comigo os produtos e andar sempre a retocar, pois o pó encarrega-se de selar o trabalho que tive de manhã.
Fiquei a saber que um bom primer, é fundamental para que as sombras lindas e coloridas que tanto adoro usar, fiquem no lugar e não se espalhem pela cara toda!
Um primer pode ser uma sombra em caneta cremosa "e de uma cor neutra tal como castanhos terra, cinza prata, ou preto", que ajuda a colar no olho a sombra em pó, ou quem quiser pode mesmo comprar um primer para sombras à venda em qualquer loja de maquilhagem.
Eu gosto do primer da inglot, é transparente e suave.
Aprendi com a Mónica que pelo facto de eu ter olhos azuis, posso usar rimeis coloridos: roxo, azul, e não apenas o preto.
Habituei-me a usar mais vezes baton do que o vulgo gloss.

E vocês perguntam agora, oh Petra, falaste pouco de produtos que preferes e tal e coisa.
E eu respondo, eu ainda conheço poucos produtos, e essas preferências ficarão para outro post.
Hoje apeteceu-me falar-vos apenas de como aprendi a maquilhar-me bem, a fazer uma makeup arrojada ou suave conforme o meu estado de espírito em cada manhã em cerca de 20 minutos!
E se eu sem ver consigo fazê-lo, vocês também são capazes claro está!
Inspirem-se aqui htttpwww.mimilarose.blogspot.com e boas maquilhagens!

12 de julho de 2012

Ohhh yeaaahh!

Amanhã a partir das 18 horas estou oficialmente de férias!
Depois do trabalho, seguimos "eu o boyfriend e um grupo de amigos"... para terras alentejanas!
E como eu adoro o Alentejo!
Vamos acampar dois dias num parque de campismo no meio do nada!
Com direito a comida cozinhada por nós num fogareiro, dormidas improvisadas e fogueira à noite!
Este tipo de aventuras não são novidade para mim, comecei a acampar desde pequenina com os meus pais e irmãs, depois com amigos no parque de campismo de Vila Flor (a minha querida terrinha) (aconselho-vos a visitar esse parque maravilhoso)!
E ultimamente com o gajo em Vila Nova de Mil Fontes.
Há 4 anos que não praticamos campismo, e já tenho saudades!
Tenho cá um feling que vai ser muito divertido!
Domingo já sei que chego toda rota a casa, mas não há problema pois estou de férias a semana toda e terei tempo para por o descanço em dia!
A música que vos deixo não poderia ser outra que não esta certo???
Bom fim-de-semana chuchus!
Sei que é quinta, mas ja me adianto!

9 de julho de 2012

Post de gaija!

E ontem foi dia de conhecer a menina Guida do http://laziedaisie.blogspot.com!
Fomos beber um café e ela deu-me a conhecer a INGLOT!
Já conhecem?? então se não sabem do que estou a falar, vão dar um giro até ao Colombo, e se forem como eu doidas por maquilhagem vão adorar!
Esta foi a paleta de sombras que construí na loja com a ajuda da Guida, e que giraça que vou ficar com estas sombras!
Mas não vive só de sombras este paraíso da maquilhagem, há todo um mundo de correctores, bases, lápis, pós, e todas as maravilhas mágicas da maquilhagem.
Vão lá ver e venham aqui dizer qualquer coisa! 

8 de julho de 2012

Notas soltas

Há alturas na vida, em que precisamos de levar uma valente bofetada para acordarmos. Mas essa bofetada, pode ser positiva, porque andar a dormir não nos tráz nada de bom, e não nos permite estar atentos para aquilo que realmente interessa. Quando levamos um abanão, juntamos peças, e muitas vezes construimos o fio condutor que nos leva a concluir aquilo que já nos passou pela cabeça muitas vezes, mas que nunca quisemos tomar como algo verdadeiro... - Ando cansada e a precisar de férias, se pudesse pegava no gajo, e punhamos-nos a andar para uma ilha cheia de Coqueiros, palmeiras, mar azul, peixinhos coloridos, por do sol e muitos passarinhos a fazer piupiupiu e todas as paneleirices românticas que sabem bem. Mas não posso, tenho de trabalhar, porque sou um verdadeiro canhão e ainda não arranjei uma cicatriz nas trombas e 2 dentes de oiro pra ir pedir o RSI e pirar-me pra dita ilha. Paciência, namoramos sem ilha porque o que interessa é o amorrrr e lá para o fim do mês vai haver fim-de-semana romântico porque também merecemos. Vocês não sabem mas eu conto... A vossa Petra fez um bom corte no cabelo e ficou gira que se farta modéstia a parte. Chega de baboseiras, ouçam este tema que adoro, uma verdadeira obra prima da música brasileira.

3 de julho de 2012

Vamos ajudar? Leiam e partilhem, o pedido é da Polo Norte e claro está, de todos nós

" "Tens um mano na tua barriga?" - entrou de rompante pelo meu quarto. A mãe, internada no quarto ao lado, tentou demove-la. " Não incomodes a senhora! Anda cá!". Mas ela continuava a olhar para mim, de pé, à beira da minha cama de hospital. Olhos azuis, cabelo louro, 4 anos de gente. "Também tens um mano na barriga?"- insistia. Pego-a ao colo para se sentar aos pés da cama, leve que nem uma pluma. "Cuidado com o meu cateter!". A mãe, pálida e com ar gasto, grávida do mesmo tempo gestacional que eu, a contar-me da leucemia da filha, dos tratamentos de quimioterapia, da gravidez que pode ser uma esperança de vida, de mais vida ainda, o verdadeiro milagre da vida, para a filha que já vive. Das possibilidades de compatibilidade do novo bebé, que entretanto ganha pouco peso no útero, fruto do sistema nervoso da mãe que, internada, não acompanha pela primeira vez, em dois anos e meio, o ciclo de quimioterapia da filha. "Tens um Bobi?"- fita-me, a pequena, de olhos pregados no suporte com rodas que me eleva o soro. E a mãe sorri, gasta e cansada, velha no pico dos seus 26 anos, a aguardar um milagre que são dois, agora. O bebé só tem um rim mas não lhe importa. A doença da filha ensinou-a a racionalizar a realidade. "Vive-se só com um rim, eu quero é que ele nasça bem, mesmo que não seja compatível,. Quero- os aos dois, bem! Percebe-me, não é?" Percebo tão bem. E a menina canta- me aos pés. Elevo-a no elevador da cama, fica alta no cimo do colchão elevado. "Vou tocar no sol!"- e não parece doente, enquanto escorrega pelas minhas pernas, se ri às gargalhadas e folheia um livro que me ofereceu uma leitora deste blog. A mãe a insistir que me deixe sossegada, sorriso exausto. Está desempregada, " ninguém dá trabalho a uma mulher que tem que faltar uma semana por mês para acompanhar a filha na quimioterapia". E, agora, internada. O marido teve que meter baixa para a substituir- "o dinheiro da baixa não vem logo no mês em que gozamos a baixa, este mês nao sei como irá ser". A filha, tagarela, dá gargalhadas e, por um momento, o sorriso abre-se, alheio aos problemas. Acaricia a barriga, como que a regar o crescimento do bebé que aí vem. Falamos dos bebés que esperamos. Chega mámen para a visita, senta a menina ao colo, faz-lhe desenhos a pedido. A mãe elogia o jeito dele para desenhar. Mostro- lhe a fotografia da parede do quarto da Ana, pintada por ele. A menina pergunta se ele lhe pode desenhar uma Kitty na parede. Sorrimos os dois, cúmplices. Hoje toleramos a Kitty. Sim, irá pintá-lá, logo que a mãe regresse a casa. A menina salta de alegria. Chega o jantar, a mãe e a menina recolhem ao seu quarto, não sem antes a pequena insistir: "Tens um mano na barriga?". Lembro- me das discussões que temos tido acerca da preservação de células estaminais. Banco Público ou empresa privada? Se colocarmos no Banco Publico e aparecer alguém que precise, a nossa filha fica sem as suas células disponíveis. No Privado as células serão sempre guardadas para ela. E a menina ali ao lado, a precisar de um transplante de medula. Não pode haver egoísmo na humanidade. Nem umbiguismo. Se a nossa filha fosse compatível, não hesitaríamos um segundo, sabemo-lo com o olhar, as palavras não são precisas. E, finalmente, respondo "Sim, tenho uma (m)Ana na barriga!". Porque todos os bebés deveriam ser irmãos da menina. A minha sê-lo-á." Mais informações de como ajudar em: http://quadripolaridades2.blogspot.pt/2012/07/tens-um-mano-na-barriga.html Divulguem, ajudem a Bia e tantos outros que se encontram nesta situação, Por mim, por ti, por todos nós.... Porque a leucemia não escolhe raça nem idade, e bate em qualquer porta.

1 de julho de 2012

Por Coimbra!

Estou na cidade onde me formei, e de certa forma sinto-me em casa.
Foram mais de 5 anos de alegrias e lágrimas com amigos que ainda hoje se mantém!
Ontem houve jantar com duas grandes amigas, uma colega da faculdade e uma outra da residência onde vivi durante o meu tempo de estudante.
Muita conversa, muitas gargalhadas e claro, alguma nostalgia!
Depois foi dançar noite dentro, alguns copos, e encontrar mais gente conhecidaHoje antes de apanhar o comboio, ainda há cafézinho numa das pastelarias que mais frequentávamos, uma outra colega de curso vem ter connosco!

Deixo aqui uma das músicas que tocou ontem, boa semana!