9 de fevereiro de 2016

Das baboseiras que ouvimos na gravidez, e que depois não é nada assim!

1 Ai estás grávida, então aproveita agora para dormir, porque depois que a criança nascer, vais passar noites e noites acordada!! "muito pelo contrário, eu dormi bem pior no último mês de gravidez que já nem tinha posição do que quando a cachopa veio cá para fora! Raramente chora de noite e tirando os horários de comer dorme sempre sem gritaria! Durante os primeiros três meses tinha dias em que chorava um bocado ao fim da tarde, mas no geral está quase sempre tranquila e risonha". 2 - Não penses que emagreces logo, são 9 meses a inchar, e 18 a desinchar! " grande treta, isso depende da genética, dos cuidados que temos e da nossa saúde!! um mês depois de parir já estava na minha forma anterior"! 3 - Amamentar é horrível, uma pessoa fica com o peito dorido, cheio de gretas, o bebé muitas vezes bebe mais sangue do que leite"! " comigo não foi assim, tirando a primeira semana em que a pimpolha teve dificuldades em acertar a pega da mama, tenho dado sempre de mamar, e se usei o creme para os bicos 3 ou 4 vezes... foi muito! A miúda já tem 4 meses e meio e continua a mamar na boa sem stress! e que grandona que ela está". 4 - Toda a mulher depois da gravidez fica com estrias! " eu não tive uma única estria, tenho 3 ou 4 nas ancas, que apareceram com as mudanças corporais típicas da adolescência, e de resto, tenho uma barriga lisa lisa sem marcas, acredito que quando terminar de amamentar possa ficar com algumas estrias no peito, mas isso só saberei depois, para já não notei nada ainda. 5 - depois de seres mãe, vais sair muito menos, pois andar com um bebé na rua é stressante"! ", pois é, quem me conhece, sabe que por razões óbvias não uso carrinho e apenas transporto a bebé no canguru, saio com ela para todo o lado, "claro que tendo ela nascido no fim de Setembro tive mais cuidado nestes primeiros meses de Inverno, e especialmente antes das vacinas, contudo agora que ela está maior e sendo uma bebé bem disposta e saudável sai quase sempre comigo e com o pai, e até com as minhas amigas para esplanadas shopings etc! Claro está bem agasalhada e protegida!... Enfim, esta conversa toda para dizer aquelas meninas que estiverem grávidas, ou que acabaram de ser mamãs, saibam colocar bons filtros naquilo que vos disserem, cada bebé é diferente, cada mulher reage e vive a maternidade de forma muito particular! Tudo conta, a nossa genética, a capacidade de sermos mais ou menos positivas, saber rir e chorar com aquilo que nos desespera, e acima de tudo ter alguém com quem conversar, de preferência que não dê palpites parvos e que não vos julgue por tudo e por nada! E obviamente, ter um companheiro que está lá para tudo, isso acho eu é o mais importante, que não seja só um pai para o bebé, mas também um apoio incondicional para nós! Não quero com isto pintar a vivência da maternidade de cor-de-rosa, sei bem que há situações complicadíssimas, mulheres que tiveram experiências más no parto, e que muitas vezes entram em depressão. Estou apenas a falar da minha vivência como mãe!

5 comentários:

Maria Eu disse...

É bom ouvir-te assim feliz e descomplexada no papel de mãe.

Beijos, Pedra :)

Maria Eu disse...

*Petra (este corrector é tramado)

Catarina Elias disse...

Um dia que eu engravide vai repetir-me tudo isso umas cinquenta vezes até me mentalizar, ok?... Só de ler já me dá receio que todas essas coisas negativas possam acontecer, quanto mais ao vivê-lo XD

Fico feliz que tudo esteja a correr bem, espero um dia conhecer a pequena! Que tudo continue pelo melhor, beijos.

Chic' Ana disse...

Cada caso é um caso. Não há fórmulas mágicas!
Beijinhos

Mary Jane P. Silva disse...


As coisas funcionam dessa maneira mesma.
Excelente Post. Parabéns.
BJS.