Como é do conhecimento geral, a chegada das estações mais frias e chuvosas "Outono e Inverno", faz disparar os casos de depressão.
Em determinadas situações, tratam-se de patologias que não foram tratadas devidamente, e então chegando a esta altura, dá-se uma recaída.
Verifica-se que a partir do Mês de Outubro, a corrida às farmácias em busca dos Antidepressivos sobe a pique.
O que quem os compra não sabe é que o uso destes fármacos de forma abusiva e sem orientação médica especializada poderá não só agravar alguns dos sintomas, como também causar dependência dos mesmos.
Assim, a forma mais eficaz de combater este problema, é sem dúvida procurar ajuda terapêutica.
Só depois, e se houver indicação por parte do psicoterapêuta, para consultar um psiquiatra, é que este então poderá prescrever uma terapia medicamentosa adequada, de acordo com o problema apresentado.
Sublinhe-se que em muitos dos casos, apenas a psicoterapia será eficaz, o que evitará que haja um uso desnecessário de químicos cheios de efeitos secundários, que mais tarde poderão dar origem a outras problemáticas de ordem física.
Porque é que surge o aumento das depressões especificamente nesta altura do ano?
- Coincide com o término das férias, época em que surgem imensos divórcios.
Durante o verão, os casais tendem a estar mais tempo juntos, e se houverem desajustes na relação estes serão mais visíveis devido ao aumento da convivência.
- a diminuição das horas de sol, e o aparecimento do frio, que como todos sabem propicia os estados de melancolia.
- Regresso ao trabalho e volta à rotina diária de levar os filhos para a escola, causa um aumento dos níveis de stress, que conjugado com outros fatores precipitantes, poderá levar a um quadro de irritabilidade, cansaço, e tristeza muito característicos da depressão.
Não quero com isto alarmar ninguém, até porque normalmente esta patologia verifica-se mais em pessoas que já sofreram anteriormente desta sindroma.
No entanto, é preciso ser capaz de perceber quando é necessário pedir auxílio, antes que a situação se agrave a ponto de fugir do controlo do indivíduo.
4 comentários:
Também andei ligeiramente desanimada com a entrada de setembro, mas acho que é o facto de saber que as férias estão a acabar, e só para o ano há mais! bjs
oh minha bela tu não te deprime mulher....
Eu gostei muito do post, já sabia dessa tendência nesta altura, mas gostei da maneira como colocaste os motivos para tal. A mente humana fascina-me querida.
Ah!!! Eu não estou deprimida, só tenho muito sono.
vera: então vai la dormir mulher! bjo
Enviar um comentário