14 de setembro de 2009

Não pretendo chocar, apenas informar.





No outro dia vi uma reportagem que mexeu profundamente comigo.
Na cidade iraquiana de Fallujah, a qual tem sido palco de guerra;
não vitimizou apenas civis e suas famílias, não se restringiu a espalhar a destruição por todo lado.

Deixou atrás de si um rasto silencioso de horror que perdura até hoje mas que é do conhecimento de muito poucos.
Desde há alguns anos para cá o nascimento de crianças com graves deformações congénitas nesta localidade, passou de uma percentagem ínfima que se verificava antes dos ataques, para uns assustadores 67% de recém-nascidos com mal-formações profundas não só ao nível físico mas também cognitivo.
Para além de fallujah outros locais ensombrados pela guerra como a Jugoslávia estão também a ser imensamente afectados por este flagelo.
Aqui futuros pais e mães pensam 10 vezes antes de ter um filho, e quando este projecto se concretiza passam todo o período de gestação com o coração nas mãos.
Após o nascimento, estas crianças permanecem em sofrimento bem como os respectivos pais, culminando frequentemente com a morte, dado que é praticamente impossível sobreviver com tantos défices.
apesar de o fim da vida poder ser encarado por todos como o terminar de um calvário para estes meninos e meninas, deixa sem sombra de dúvida marcas terríveis em todos que deles cuidaram principalmente em quem os colocou no mundo.

Estudos bem esclarecedores sobre este assunto, revelaram que a causa deste fenómeno se deve à quantidade e origem dos químicos utilizados no armamento de guerra.

Para melhor perceberem peço-vos que leiam este excerto que encontrei:


Outra ameaça ainda mais grave (!) é a que podemos chamar guerra nuclear sem bomba nuclear. Trata-se das armas ou projécteis fabricados com o depleted uranium (DU), urânio empobrecido, ou seja os resíduos ou desperdícios do processo de enriquecimento do urânio. É usado em armas e projécteis para perfurar as blindagens. De acordo com o Guardian as forças da coligação usaram entre mil a duas mil toneladas de DU durante a invasão de Março de 2003 e os combates subsequentes.
Estas munições ao explodirem espalham miríades de nanopartículas, uma autêntica poeira letal que penetra na pele, nas narinas e viaja até ao mais recôndito do corpo humano, incluindo o cérebro. Com a humidade prega-se ao solo e impregna-o de uma radioactividade suave, persistente, insidiosa. O DU foi usado pela primeira vez durante a Guerra do Golfo, pelo que os sintomas das doenças dele derivadas se passaram a chamar a síndrome do Golfo. A NATO usou o DU na Jugoslávia nos bombardeamentos de 1999. Os estudos efectuados mostram que o DU atinge o DNA o que explica os súbitos e rápidos tumores que atingem os participantes da invasão do Iraque em 2003. O físico-químico nuclear Marin Fusk considera tratar-se da arma perfeita para assassinar milhares de pessoas. A contaminação faz-se também através das relações sexuais.. Soldados que tinham filhos normais antes de irem para o Iraque, tiveram depois filhos, numa percentagem de 67% deformados, sem braços, sem olhos ou com doenças do foro imunitário.
E as parceiras mulheres ou namoradas sofreram num grau inusitado de doenças derivadas como a endometriose sendo obrigados em muitos casos a fazer histerectomias.
A disseminação radioactiva de 800 toneladas de DU equivalem a 83000 bombas de Nagazaki segundo o professor K.Yagasaki. Ainda segundo ele, a atomicidade utilizada pelos EUA desde 1991 corresponde a 400 mil bombas de Nagazaki. O smog, a poeira do Golfo foi encontrada na América do Sul, Himalaias e Hawai.
A geocientista Leurent Moret que estuda durante décadas este fenómeno e a disseminação e contaminação atmosférica do DU diz que não há limpeza possível.
As medições efectuadas por equipas de peritos afirmaram que as radiações do DU eram negligenciáveis. Mas a UNEP (Programa da ONU para o ambiente) declarou que não se conhece o comportamento a longo prazo no meio ambiente e recomendou a marcação e a descontaminação de mais de uma centenas de sítios atingidos pelas DU e a retirada do solo das munições existentes assim como avisar a população local. Em 2001 depois da utilização de DU pela NATO no Kosovo o Conselho da Europa pediu o fim da produção, testes e venda de armas DU alegando "os efeitos na saúde e qualidade de vida serão de longa duração e as futuras gerações serão igualmente afectadas". Carla Del Ponte, Procuradora Chefe do Tribunal Internacional das Nações Unidas para a antiga Jugoslávia declarou que o uso de armas DU devia ser investigado como possível crime de guerra. O programa da ONU para o ambiente detectou 311 locais contaminados com DU e o Parlamento europeu reiterou a sua proposta para classificação das armas com DU como armas com vista à total proibição. Usando como base o tratado de não Proliferação, a Convenção de Armas Químicas e Biológicas e o Tratado Alargado de Proibição de Testes.


Tirado daqui: http://igualdade.bloco.org/index.php?option=com_content&task=view&id=71&Itemid=16

11 comentários:

Olhos Dourados disse...

Isso deve ser horrível mesmo. Essas coisas deviam ser proibidas.

Eu mesma... disse...

meu deus. isto é horrível. :O sem palavras. :/

S* disse...

Até me arrepiei de ler... coisa mais macabra.

António Soares disse...

Muito como Chernobyl!
O ser humano teima em cometer os mesmos erros vezes e vezes sem conta.
Ás vezes até parece que é propositado!

Petra disse...

Olhos dourados é dificil que proíbam.
Anne é horrível sim, mas é a realidade...
S* deveras macabro uma perfeita monstroosidade.
Swadhito tens razão e digo mais O homem é o maior destruidor de si mesmo.

O Profeta disse...

Troquei as voltas a um Golfinho feliz
Afagei a cria de uma Baleia azul
Confundi uma nuvem com ilha encantada
Perdi-me na rota entre o Norte e o Sul

Aprisionei o olhar de uma gaivota
Enchi a alma com penas de imensa leveza
Enchi o coração de doce maresia
Adormeci nos braços da incerteza

Vem viajar comigo no meu barco de papel


Boa semana

Doce beijo

Jacinta. disse...

é surpreendente nos dias de hoje ainda se verem tantas noticias do género... só prova que o ser humano não evoluiu assim tanto como pensamos... :/

Petra disse...

O profeta obrigado por mais uns belos versos
Martinha o ser humano quando quer é mais irracional que os animais designados com essa particularidade.

tanya disse...

Muito chocante a capacidade de destruição do ser humano!!!

Petra disse...

Tanya mais do que chocante assustador mesmo. beijinhos

Anónimo disse...

[url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/ganardinero.jpg[/img][/url]
[b]Queres ganar dinero desde tu casa y buscas informacion[/b]
Hemos hallado la mejor guia en internet de como ganar dinero desde casa. Como nos ha sido de utilidad a nosotros, tambien les puede ser de interes para ustedes. No son unicamente formas de ganar dinero con su pagina web, hay todo tipo de metodos para ganar dinero en internet...
[b][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url]Te recomendamos entrar a [url=http://www.ganar-dinero-ya.com/]Ganar-dinero-ya.com[/url][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url][/b]