21 de junho de 2014

Da alimentação saudável e mudança de hábitos

Tenho andado ausente deste cantinho... Estive de férias na Madeira com amigas, e o trabalho felizmente também não para! Depois do post que fiz sobre os sumos naturais que por vezes faço ca em casa, recebi alguns e-mails a pedir-me dicas de refeições saudáveis para quem quer perder algum peso mas sem andar com fome e falta de energia. Ora minha gente, eu não sou nutricionista, decidi beber alguns sumos de legumes e fruta não para limpar o organismo "função que muito lhes atribuem", mas porque os adoro fresquinhos e são uma variedade saudável ao tipo de pequeno-almoço que eu tomava. Não faço dos sumos a base da minha alimentação até porque isso me faria mal a saúde, e porque eu adoooro cozinhar e comer! O que é que mudei na minha alimentação e se me tem ajudado? O que cortei de vez: folhados, bolos de pastelaria,"prefiro uma sobremesa caseira de vez em quando", refrigerantes, fastfood, açúcar branco, bolachas com muito açúcar, queijos gordos, fritos em óleo, pão branco, comida pré-feita, pizzas e lasanhas "prefiro fazer as minhas em casa"... O que estou a reduzir na minha alimentação, carnes vermelhas, arroz, batatas, enchidos e massas. Noentanto não tenho fome, "somos um animal de hábitos minha gente".... Continuo a cozinhar aquilo que gosto, simplesmente faço menos quantidade de comida, ponho menos no meu prato preenchendo o espaço que fica com saladas bem coloridas e temperadas com especiarias e ervas aromáticas e quando estou numa de matar saudades de algo mais calórico saboreio mais lentamente e tento comer durante o dia, ou se for jantar janto mais cedo e depois faço chá de gengibre que ajuda a queimar as calorias ingeridas. Ainda no outro dia para substituir a tradicional carne de porco a alentejana que leva tantas batatas fritas, fiz uma carne de porco a portuguêsa com castanhas. A carne é temperada na mesma de vinha de alhos e pimentão no dia anterior, mas na hora de salteá-la adiciono castanhas e no fim termino com pikles e acompanho com uma boa salada de alface e cenoura ralada! E não é que até gosto mais e demora menos a fazer! sim as castanhas são calóricas, mas mil vezes mais saudáveis e nutritivas que as batatas fritas. O que é que como diáriamente para substituir as babosices em que exagerava durante os lanches e pequeno almoço? Os 1em;">sumos de que já falei, e que podem levar mil coisas diferentes, pão escuro de sementes, de alfarroba ou outros cereais alternativos, leite de aveia, leite de amêndoa, e leite de soja ou até de arroz! E dirão vocês: ah e tal esses leites mais alternativos são caros... Pooois são também compro 3 4 pacotes por mês minha gente, e já agora, as bolachas carregadas de chocolate e gordura, as batatas fritas, os refrigerantes e os doces também não são? e o pessoal não compra? Deixei de comprar charcutaria de porco e optei por produtos de aves que aliás sempre gostei mais: fiambre de peru fumado, fiambre de frango, salsichas de peru que são bem mais saborosas. Compro imensos queijinhos frescos que tempero com sal e pimenta, para colocar no pão. Iogurtes de soja ou com baixo teor de gordura, chá de várias ervas e raízes que bebo sem açúcar, café com açúcar amarelo, manteiga de soja, presunto bem fininho e em pouca quantidade ao qual tirei a gordura, chocolate negro, queijo branco para barrar, pequenas quantidades de frutos secos, sementes de chia, gira-sol, linhaça.... etc etc Para as refeições como almoço e jantar, tenho dado preferência ao peixe grelhado com molho de limão ou molho verde ou a espanhola como lhe prefiram chamar, peixe no forno com batatas novas e legumes, bacalhau açado no forno, salada de polvo, bifes de aves grelhados com salada e legumes salteados ou cozidos e temperados com molho de soja, massa integral com molho pesto, sopa e muita muita fruta. Uma vez por semana faço um prato mais calórico e como sem culpa, aliás não tenho peso a mais, os 4 kg que tinha já perdi e agora quero é manter e continuar a tonificar "coisinha que as idas ao ginásio ajudam e muito"! Há muita gente que não entende como é possível gostar de comida saudável, e até critica e diz que as pessoas que a comem são umas sacrificadas e blablabla... isso não é mais do que ignorância, há imensa comida saudável que detesto, peixe cozido, por exemplo. O segredo para aprender a gostar dos alimentos saudáveis está nos temperos e molhos que adicionamos e que os transformam em refeições deliciosas. Por exemplo: temperar o queijo fresco com sal e pimenta, as saladas com mostarda em grão coentros salsa e hortelã, os bifes com mostarda de dijon e limão ou ervas, e o peixe com os nossos molhos de limão, mangerona e verde que tão bem conhecemos e que são tão fáceis de fazer e nada calóricos! Acima de tudo, é preciso conhecer mais, abrir a mente e adaptar-nos as novidades sem pressa mas com criatividade.

10 comentários:

S* disse...

Por aqui ando a ver se me porto melhorzinho, mas tenho de admitir que não sou menina para cozinhar legumes. Gosto de legumes, adoro sopa, mas nunca os cozinho.

S* disse...

Por aqui ando a ver se me porto melhorzinho, mas tenho de admitir que não sou menina para cozinhar legumes. Gosto de legumes, adoro sopa, mas nunca os cozinho.

Turn the Page disse...

Tudo isto ultrapassa em muito a questão do peso. Estamos a falar de saúde, de alimentação saudável, de cuidarmos de nós! Costumo dizer que as dietas não resultam porque são privações que, quando acabam, levam a que as pessoas fiquem ainda piores que aquilo que estavam. Tudo o que falas aqui é simplesmente habituar o corpo (e a mente) àquilo que lhe faz bem, sem o privar de coisas boas mas saudáveis. E é mesmo tudo uma questão de hábito ;)

SuperSónica disse...

Adorei o texto. Concordo inteiramente com o facto de que é nos temperos que o sabor reside, eu uso imensas ervinhas e especiarias porque adoro e dão outro sabor à comida saudável.
PS: adoro peixe cozido!

Diana Santos disse...

É a primeira vez que estou no teu blog e gostei muito! Parabéns:)

http://fromportugaltonyc.blogspot.pt/

The New Black Is disse...

Eu normalmente quando quero perder de forma mais rápida peso como sopa vários dias seguidos. Carne ou peixe com legumes e salada e mais nada!
http://newblackis.blogspot.pt/

https://www.facebook.com/TheNewBlackIs

A Loira disse...

Eu tento portar-me bem minha barbie.

Tanita disse...

Estou de de volta e muito orgulhosa de ti. Espero que estejas bem. Beijinhos

Petra disse...

S*, há imensas formas de cozinhar legumes, saladas e sopas é o mais fácil, porque depois podes temperar de várias formas, mas também podem ser salteados, recheados como os pimentos e as beringelas etc.
Nisa concordo, e que bem que te tens saído!
Super sónica sim tens razão, mas peixe cozido... naaa blhhaack. beijo as 3.

Petra disse...

The new black is: boa ideia, mas depois tens de comer algum pão integral de manhã se não não te sentes fraca?
Loira com os km que fazes nessa bicla não precisas!!!
Tanita, que bom que voltaste!!! grande beijo!