22 de setembro de 2011

Do Outono e suas delícias.





Lá em Trás-os-montes, o Outono é vivido com uma enorme azáfama e alegria
Chorar pelo Verão... Ter pena de guardar as roupas frescas e coloridas?...
Nahaahhhaa.
Havia as noitadas nas grandes varandas a descascar amêndoa, ou no lagar a pisar vinho onde entre merendas, anedotas, teatros improvisados e cantorias se passavam serões inesquecíveis!!
Naquelas noites falava-se não só das fofocas da aldeia, das novidades referentes ao retorno à escola, e claro havia sempre as velhotas vizinhas que vinham ajudar e contavam cheias de empenho e teatralidade as mais mirabulantes histórias do outro mundo.
As vindimas, onde em grupos íamos apanhar as uvas e se andava ao despique a ver quem apanhava e comia mais!
Nessas jornadas andávamos a cavalo, colhíamos fígos, e claro lá se ía fazendo a vindima entre maluquices e aventuras.
Em Outubro o céu cobre-se de fumo das chaminés, cheira a castanha assada por todo o lado, e há sempre um amigo ou vizinho que nos oferece jeropiga!
Os tapetes de folhas secas embelezam a paisagem que nada tem de sombria pois enche-se de cor!
Todos os anos pelo mês de Novembro gosto de organizar cá em casa um jantar de S. Martinho onde para além da boa comida não faltam as castanhas assadas com sal que a minha mãe me traz lá da terra e a bela da jeropiga que o meu vizinho Chico muito amavelmente manda para mim!
Sim eu adoro o Outono e adoro ainda hoje visitar a minha aldeia transmontana nesta estação tão rica em cheiros, cores e sabores.
"imagens retiradas do google"

15 comentários:

S* disse...

É a minha estação favorito... gosto do frio, das roupas mais quentes, das castanhas, dos chás antes de dormir.

Ísis disse...

Gostei das imagens :)
Beijo

Anónimo disse...

Sorri!
Que saudades me deste dos meus avós!
beijinhos, querida.
(hoje vou à nossa terra)

Confuskos disse...

Castanhas assadas e jeropiga!! Isso sim é Outono!! :)

Beijinho *

Isabelices disse...

Gostei de saber que conheces Trás-os-Montes!

Mas eu prefiro o Verão.

Bj

NI disse...

Concordo contigo.

E mantenho algumas dessas tradições.

:)

Beijinho

conchita disse...

A falares assim até me fazes gostar do Outono!!!
Bom fim de semana:)

Turista disse...

Querida Petra, depois de um texto como o teu, até eu fico a gostar mais um pouco, do Outono!
Adorei a maneira como descreveste os afazeres nesta época do ano, na tua terra. :)

Xs disse...

Quem é que não gosta do Outono?!
Muuuito bom!

Confuskos disse...

No Outono aparecem os desafios!!

Por isso e desta forma oficialmente, convido a Sra. Dra. a continuar o Conto "Sedução Silenciosa" que vai neste ponto:

http://ascartasquenaoescrevi.blogspot.com/2011/09/seducao-silenciosa-o-segredo-by.html

Beijinho Peste *

mimi disse...

que saudades...

de escabulhar amêndoas e pisar o vinho...

daqui a pouco íamos fazer alcaparras e ficar com as mãos "imundas" ...

fiquei cheia de nostalgia, o Outono lá é bem bonito...

Petra disse...

S* é maravilhoso... e ja se pode dormir agarradinho.... Sem que o calor venha chatear...
Ísis: ainda bem.... o Outono é uma estação maravilhosa.
Nina: que bom! mata saudades por mim!
Confuscos: é reconfortante... e eu adoro castanhas... uso mesmo na culinária... Quanto ao desafio... vamos lá ver se trato disso...
NI: fazes muito bem em manter as tradições!
Turista: tens de visitar trás-os-montes nesta altura... é fantástico. beijo a todos.

Petra disse...

Isabelices: sou transmontana! também adoro o verão sem dúvida... mas... o Outono tem uma magia especial.
Xs: é delicioso....
Conchita: é uma estação cheia de coisas boas....
Mimi: que saudades mesmo... ai as alcaparras.... isso é só no fim de Outubro... mas uma pessoa ficava com as mãos um nojo.... Somos umas gaijas rústicas pá.
beijo a todos.

Tanita disse...

E os cheiros de Outono?? hummm
Bj**

Brown Eyes disse...

O outono é mesmo lindo no norte. Dar passeios por essas paisagens cura a nossa alma. Beijinhos