16 de julho de 2012

Maquilhagem sem espelho

Nunca é de mais falar de maquilhagem e da minha paixão recente por esta arte de sublinhar o que temos de mais agradável e assim aumentar a nossa auto-estima.
Comecei por aprender sozinha a maquilhar os olhos, e apenas trabalhava esta parte do rosto até ter tido uma super aula com a Mimi.
 Tinha receio de pelo facto de não conseguir olhar-me no espelho, não ser capaz de aplicar: base, corrector, blush, iluminador, pó compacto... e todos aqueles produtos milagrosos que quando bem trabalhados nos transformam!
Antes de surgir uma aulinha ca em cása com a Mónica, comecei por experimentar base, corrector e blush, e salvo algumas falhas próprias de quem nunca usou regularmente estes cosméticos, até me safava bem, e comecei a aperceber-me pelos comentários das pessoas que até fazia aquilo direitinho e que a maquilhagem me favorecia!
"como favorece qualquer pessoa claro está"! "desde que saibam as cores que lhes ficam bem obviamente".
Depois desses ensaios de beleza que pratiquei sozinha, comecei a pensar em falar com a beste friend, pois ninguém melhor do que ela me poderia instruir sobre makeup!
Primeiro ela enviava-me mensagens escritas com dicas, outras vezes íamos falando ao telefone, eu perguntava e ela pacientemente esclarecia.
Mas a grande mudança deu-se quando ela veio aqui a casa em Dezembro.
Espalhamos todos os produtos de maquilhagem que eu tinha no chão da sala ca de casa, e entre uns copitos de ginja lol e umas fofocas da terra de ambas, ela deu-me uma super maravilhosa aulinha que desfez muitas das minhas dúvidas e me ajudou a maquilhar-me muito bem (dito por ela), e sem me ver ao espelho!
Hoje sei combinar sombras nos meus olhos, sei marcar o côncavo para aprofundar o olho, sei usar 3 ou 4 sombras na pálpebra e fazer com que se notem as cores todas que coloquei.
Não trabalhamos a parte do rimel e do risco no olho, porque isso eu já tinha tratado de aprender sozinha.
Nessa aula ela explicou-me como é possível colocar a base com um pincel grosso e fofo para ficar bem espalhada e com aspecto natural e assim poupar produto que se desperdiça na esponja, como marcar as bochechas com o blush rosa ou bronze conforme me apetecer.

Como aplicar o corrector de imperfeições com um pincel próprio e depois espalhá-lo com pancadinhas leves para o introduzir de forma natural e eficaz.
Soube também que antes de começar a trabalhar o olho devo matificar o rosto com o pó compacto para fixar a maquilhagem.
Este deve também andar sempre connosco na mala, para durante o dia ir aplicando com um pincel duas ou três vezes para que a maquilhagem permaneça fixa no seu lugar!
Se tivermos um bom pó ou água termal, não é necessário carregar comigo os produtos e andar sempre a retocar, pois o pó encarrega-se de selar o trabalho que tive de manhã.
Fiquei a saber que um bom primer, é fundamental para que as sombras lindas e coloridas que tanto adoro usar, fiquem no lugar e não se espalhem pela cara toda!
Um primer pode ser uma sombra em caneta cremosa "e de uma cor neutra tal como castanhos terra, cinza prata, ou preto", que ajuda a colar no olho a sombra em pó, ou quem quiser pode mesmo comprar um primer para sombras à venda em qualquer loja de maquilhagem.
Eu gosto do primer da inglot, é transparente e suave.
Aprendi com a Mónica que pelo facto de eu ter olhos azuis, posso usar rimeis coloridos: roxo, azul, e não apenas o preto.
Habituei-me a usar mais vezes baton do que o vulgo gloss.

E vocês perguntam agora, oh Petra, falaste pouco de produtos que preferes e tal e coisa.
E eu respondo, eu ainda conheço poucos produtos, e essas preferências ficarão para outro post.
Hoje apeteceu-me falar-vos apenas de como aprendi a maquilhar-me bem, a fazer uma makeup arrojada ou suave conforme o meu estado de espírito em cada manhã em cerca de 20 minutos!
E se eu sem ver consigo fazê-lo, vocês também são capazes claro está!
Inspirem-se aqui htttpwww.mimilarose.blogspot.com e boas maquilhagens!

18 comentários:

Orquídea Selvagem disse...

Já te tenho dito inúmeras vezes que te admiro imenso. Mas nunca me canso de to recordar porque eu sou uma nulidade em cosmética... e mesmo em frente ao espelho só faria desgraças.
Por isso fico-me pelo básico: um eyeliner e um baton (que na maior parte das vezes é incoloror) e já é uma sorte!!

Beijos sem makeup :)

Imperatriz Sissi disse...

Comecei muito cedo a aprender a maquilhar-me.Por paixão e por ossos do ofício. Entre as revistas e a sorte que tive de aprender com profissionais do ramo, o bichinho ficou...só tenho pena de nunca ter tirado um curso profissional, mas nunca se sabe. Embora reserve as produções maiores para ocasiões especiais (prefiro ter apenas algumas paletas coloridas de reserva, raramente me perco por cores "novas) nunca saio de casa sem o básico: base, pó, máscara, um pouco de baton encarnado e khol (que serve de sombra quando tenho pressa ou preguiça).

S* disse...

Tu tens bom gosto e bom senso, logo sabes pôr-te gira.

Sofis* disse...

Muito inspirador! Parabéns e continua! :) BeijinhoP

Geri disse...

Eu sou de fases, por vezes não saio de casa sem ir toda arranjadinha, outras vezes é colocar creme hidratante e mais nada. E esta segunda forma é a mais recorrente. Não tenho jeitinho nenhum, nem com espelho imagino sem espelho. lol
Beijinhos e continua sempre assim gira e produzida!

dinona disse...

Ai como eu te entendo Petra :).
Apesar e não necessitar de bases, porque graças à genética tenho a pele muito lisinha e sem imperfeições adoro por base, sinto-me 1000 vezes melhor!
Isto da maquilhagem é do best. E por acaso adoro ler o blog do Pó de Diamante que dá sempre imensas dicas :)

Malena disse...

Não sou ninguém sem pelo menos blush, rimmel e batôn!!! :) Só queria aprender a pôr as sombras e degradé... Aos anos que me maquilho (mais do que os que tu tens de idade :P) e não sei fazer isso! :)

Lu disse...

oi, fiquei sabendo do seu blog através do blog "pó de diamante" e gostei muito do que li aqui. Estou te seguindo. Bjks.

TehTeh disse...

ah Petra, adorei este texto por isso vim aqui, na esperança de saber ais sobre as tuas experiencias, pois como pessoa que apenas vê mais ou menos fiquei curiosa...

adoro o teu nome, quando era pequenina gostava imenso, e sabes, tens uma carinha laroca meia exotica, mesmo a condizer =)

xoxo

A Loira disse...

E eu sou testemunha ocular de que te pões mesmo muito gira. Também adoro maquilhar-me minha barbie, e quando alguém me faz cara de sonsa e diz "não sei como tens paci~encia" eu respondo logo "devias conhecer a minha barbie", porque és uma inspiração.

B. disse...

Acho-te fantástica mulher!

Inês disse...

20 minutos....
Ah grande maluca!!
O que eu gostava de ser assim, mas fico-me pelo básico: base, sombra e rimel.

Brown Eyes disse...

Todas nós melhoramos, claro que sim, desde que escolhamos as cores certas e façamos uma maquilhagem leve. Eu não uso blush diariamente. Lápis preto, rímel e baton sempe usei. Antigamente até me pintava para estar em casa. Hoje gosto mais da simplicidade, até fios uso poucos. Adorei a aula. Beijinhos

A♥ disse...

A maquiagem é mesmo uma perdição, e este teu post foi uma verdadeira aula. Obrigada pelas dicas :)

Big Kisses

Petra disse...

Orquídea: vais ver que se treinares ao espelho um bocadinho consegues! Se gostares claro.
<Imperatriz: aprender com profissionais é óptimo, felizmente também tenho essa sorte!
S* vou tentando lol.
Malena: o degradé é fácil, basta treinares um bocadinho, e teres várias sombras para experimentares o contraste de cores.
Dinona: o rosto com base fica muito melhor! felizmente também tenho uma boa pele, mas gosto de usar a base, muda sem dúvida.
Sofis*: obrigada e volta sempre!
Inês: 20 minutos e por vezes consigo fazer tudo em 15.
Geri: já fui assim, de saír só com o creme hidratante, agora já me produzo mais e sinto-me melhor...
Mas isso vai da forma como nos sentimos!
Beijo a todas.

Petra disse...

Brown: tudo depende de como nos sentimos.
Lu: obrigada! volta sempre!
Vera: Eu bem sei que também adoras makeup, sua vaidosona! hahha.
A? Não foi uma aula, não sou profissional meninas, foi apenas um relato de experiência.
Beijo a todas.

Petra disse...

Brown: tudo depende de como nos sentimos.
Lu: obrigada! volta sempre!
Vera: Eu bem sei que também adoras makeup, sua vaidosona! hahha.
A? Não foi uma aula, não sou profissional meninas, foi apenas um relato de experiência.
Beijo a todas.

Petra disse...

TehTeh: pergunta o que te apetecer, fica a vontade! beijinhos!