13 de maio de 2015

Da mais nova polémica.

Sobre o vídeo das agressões na Figueira da Fóz... Ora benhee, ao contrário do que tenho ouvido por aí, no meu tempo também havia assim 4 ou 5 estúpidos, frustrados, invejosos, que adoravam agredir de forma gratúita os mais fracos / desprotegidos ou então os que conseguiam ser bons alunos. Faziam de tudo por se auto-referenciar, melindravam-se com pouco eram os típicos meninos "nervosinhos". com pais de merda, e ou também com pais que os enchiam de prendinhas mas atenção e regras zero, outros tinham bons pais, mas uma personalidade tipicamente agressiva que a educação de casa nem sempre explica. E hoje, bem, hoje nenhum deles conseguiu ser algo de jeito na vida. Tornaram-se adultos cobardes, insatisfeitos, mal sucedidos, ressabiados, e ainda mais inseguros do que eram a quando da tipicamente estúpida adolescência. Já li por aí uma notícia que diz que há psicólogos, que vieram dizer que devemos perceber que os agressores que aparecem no dito vídeo, neste momento também estão a sofrer. Não querendo discordar dos meus colegas, permito-me acrescentar que sim sofrem de vergonha, por se verem expostos numa situação que julgavam trancada num qualquer cartão de memória estragado. Sofrem por não terem argumentos para se defender, sofrem por estarem a ser julgados. "lá está a cobardia". Sofrerão talvez ao verem a figura ridícula que fizeram, porque ao assistir um vídeo, acabamos por ser um pouco observadores de nós mesmos. Não posso dizer que a culpa é dos pais provavelmente até fizeram e fazem o melhor por aqueles filhos, não conheço o contexto familiar não posso falar do que não sei. Sei sim que Isto daqui a uns dias desaparece como fumaça, que tudo é esquecido com uma nova celeuma, mas pelo menos que lhes fique de lição, a eles e a outros frustradecos que por aí pululam.

7 comentários:

S* disse...

Neste caso, acredito que a humilhação pública pode realmente ser a única solução para aqueles reles.

Nisa Oliveira disse...

É o advento da tecnologia no seu esplendor. Tão depressa se divulga uma polémica, como em menos de nada ela se evapora. O que, convenhamos, até dá jeito a quem se devia responsabilizar por situações como esta, agindo na prevenção em vez de apenas tentarem sarar as feridas de todo o mal. Antigamente, estas coisas nem tinham nome, agora têm, mas, infelizmente, não passam de polémicas. A humilhação pública acredito que funcione neste caso, mas e em todos os outros? Olha-se para o lado, finge-se que não se vê.

Cat disse...

Lembro de quando o video começou a aparecer comentar com a minha colega de casa que pelo menos na minha altura, quando andavam os putos à porrada, era tudo ao monte. Não havia um pobre a um canto a ser oprimido por uns quantos.

Não acredito no "olho por olho, dente por dente", mas não tenho pena que qualquer que sejam os castigos que eles tenham de enfrentar. Eles na altura também não tiveram pena do miúdo.

Diana Fonseca disse...

*
Está a decorrer um passatempo no meu blogue, até ao dia 16/06, para quem gosta de escrever e receber presentes. Participa! (:

Isabel Gomes disse...

Obrigada pela visita lá no blog. Também gostei de conhecer o seu. Já estou a seguir.

Bjs

Isabel Gomes

http://osmeusremedioscaseiros.blogspot.com

Petra disse...

S*, a humilhação pública pode funcionar como uma lição no momento mas não sei se torna estes cachopos melhores pessoas... enfim...
Nisa, tens toda a razão...
Cat, é verde, era diferente no nosso tempo, mas também haviam os parvinhos frustradecos...
Isabel, adoro o seu blog, volte sempre... bjs a todas.

Joana disse...

Não me atrevi a ver o vídeo... mas é verdade, bullying sempre houve, a diferença é que agora as probabilidades de certos episódios serem filmados e divulgados é maior. Espero que tudo isto sirva de lição.