1 de junho de 2010

Um instrumento de trabalho, um amigo fantástico!


Quando digo que o computador é para mim um objecto indispensável, não me refiro apenas ao facto de aceder à internet ou fazer os meus relatórios no trabalho!

O meu portátil permite-me ler um livro, estudar "quando andava na faculdade era com ele que estudava".

Guardar os meus artigos que vou encontrando na net que me são úteis para o trabalho, e claro também usufruir da net!

Aprendi o braille com 6 anos e foi ele a minha forma de comunicação escrita até tomar contacto com a informática.

Quando eu tinha 15 anos comecei a ter conhecimento dos tais programas de vóz "leitores de ecrã", que nos permitem utilizar o computador de forma totalmente normal e independente!


Contudo Este software era na altura algo que ainda carecia de muitos melhoramentos e não era qualquer pessoa que poderia ter acesso a programas destes.

Normalmente eram comprados pelas escolas e os alunos invisuais utilizavam-no após a sua instalação em um computador da instituição.

Mais tarde no meu segundo ano da universidade, troquei os gigantescos cadernos e livros em braille por um leve portátil já com o programa de voz mais recente!

Foi uma mudança extraordinária para mim!

Passei a usar o braille apenas em algumas aulas para escrever apontamentos, mas era no computador que guardava toda a matéria digitalizada!

Isso permitia-me estudar onde quisesse, inclusive no comboio!

Podia transportar milhares de livros, artigos bem como outros documentos de estudo dentro do pc!

Deixei de andar com as costas todas doridas de carregar aqueles monstros cheios de folhas!

Para quem não conhece bem o braille, ele ocupa muito mais espaço do que a escrita normal, assim a informação escrita a computador em duas ou três folhas a4, ocupava mais de 50 ou 60 em braille!

Logo poderão imaginar a carga que eu carregava todos os dias!

Daí a dizer que o pc veio revolucionar a minha vida!

Adoro usá-lo para ler um livro, pois é só abrir o documento do word executar o comando para o programa ir lendo, e ficar a ouvir!.

Quando me familiarizei com a net foi ainda melhor!

Tem sido para além de um amigo uma excelente fonte de pesquisa não só para laser mas também de trabalho!

Para além de poder usar o msn, o google e o outlook que sempre estiveram bem adaptados ao leitor de ecrã!

Hoje em dia e graças à grande evolução que estes programas adaptados tem tido, já nos é possível usufruir quase a 100% de tudo que um computador nos possibilita fazer! desde ter um blog, consultar um sit, ou mesmo fazer compras online!
P.S o pc da foto não é o meu!
Um pc rosa... era bom era!.

14 comentários:

Anónimo disse...

É fantástico ver como consegues adaptares-te a uma vida normalissima. Acredita, fico super feliz com os teus textos. És uma mulher de armas e linda =)

Beijinhos

Bailarina disse...

Ainda bem que existiu essa evolução na informática. Assim foi-te possivel fazer coisas que inicialmente, pareciam um pouco improvaveis.
Bjinho*

Genitrix disse...

É bom sentir a tua força de vontade e de te adaptares a tudo o que te rodeia.
Ainda bem que arranjaste esse PC, desta forma melhoraste a tua quqlidade de vid e deste-te a conhecer a todos nós na blogosfera.
Beijokinhas grandes

Anónimo disse...

Bem me lembro desses tempos em que levavas esses calhamaços todos os dias, para a faculdade! E também me lembro do que nos rimos, mais tarde, a ler certas e determinadas coisas no teu pc lol Bons tempos!
Beijinho*

Poetic Girl disse...

Um Pc rosa combinava com o teu blogue! Sabes tenho uma admiração grande por ti, depois de ler os teus posts fico a pensar que realmente ás vezes fazemos tempestades em copos de àgua para nada, depende de nós dar a volta para ser feliz. E tu deste! beijo grande

Rui Caldeira disse...

Se quiseres gravar a minha voz e pôr no teu pc, nem que seja para quando entrares no meu blog sentires um arrepio na espinha . . . mais ou menos o que eu sinto quando por mero acaso e c coincidencia, entro em sites de conteudo duvidoso na net . . . .

B. disse...

O mais fantástico é que só quando referes o assunto é que nos apercebemos - eu já o sabia, mas és tão autónoma e tão activa que te tornas um exemplo maravilhoso para todos nós!

Petra disse...

Lu: temos de nos adaptar a tudo!
Bailarina: voltaste! yyyyyuuupyyyhyyy!
Sara: sem dúvida que o pc me trouxe qualidade de vida!
Poetic: aii ainda irei ter um pc rosa choque: quando casar com um velho rico! com três noventas!
Bruna: ai as histórias de dedé e corina! medonhooooo,
Rui: poe la a tua ronha no teu blog para a gente sentir arrepíos de horror!
B: este post ja pode ser uma ajuda para o mestrado! lool
beijo a todos

Pinkk Candy disse...

é realmente fantástico o que um computador pode fazer, ainda bem :)

agora, como é que escreves? o teclado é em braille?

beijinhos*

Marta Fernandes disse...

Eu bem melembro dos calhamaços que tinhas no liceu realmente...
Agora é bem melhor. E não digo que fico admirada por te adptares bem ao PC, porque tu és uma grande mulher e adaptas-te a tudo muito facilmente desde o nosso tempo de adolescencia.

Beijos,
Marta Fernandes

Petra disse...

Pink kandy: ja respondi no teu cantinho! sei o teclado de cor o pc é igual a qualquer portátil!
Marta: ai tantas recordações mulher!
e quando aprendeste braille e a gente nas aulas trocava bilhetes e os profs achavam que me estavas a dar matéria?
ahahahhahahha lollllll beijo as duas!

Di disse...

Q cena, eu por acaso lembro-me imensas vezes disso.. esses livros eram mesmo pesados!! Aquela máquina q usavas punha-me louca lol.
Mas o q melhor me lembro foi da minha tentativa para ler o livro q tu tinhas escrito sara e as estrelas eheheh lembras-te??
Beijinhos Grandes

Marianinho disse...

É admirável a tua força de vontade. Pois mesmo com todas as tecnologias que existam no planeta, existirão sempre pessoas que se queixarão que não servem para nada. Pois não faz isto ou aquilo ou simplesmente não é da cor desejada. Abençoados os avanços tecnológicos "pacíficos", mas principalmente abençoadas as pessoas que não baixam os braços e que lutam para obter o que pretendem e encaram a vida com optimismo.

Petra disse...

Di: ahah um dia ainda te ensino braille!
lolll
Marianinho: bem-vindo: obrigado pelo comentário.... volte sempre