12 de novembro de 2010

Expressões transmontanas:


Há palavras e expressões características das diferentes regiões deste nosso cantinho à beira mar plantado.


Pois bem, hoje vou deixar-vos aqui algumas das relíquias da minha querida terra transmontana! Uso-as todas pois cresci a ouví-las!


Atenção que certas palavras são fortes.


Algumas usam-se também no porto bem como outros lugares, daí não se admirem conhecè-las!


- Borracheira: bebedeira.
Cibo - bocado de algo ex "um cibo de pão com queijo".
Encher o odre - comer muito
Bota ca! - pedir algo ex "bota cá um copo de binho!" Binho com b claro"!
Estadulho - pénis


Andar na rinchadeira: - Andar pela rua até tarde na brincadeira.


Correr o cão - ir passear.


Arrebanhar: - Raspar o resto de alguma coisa exemplo "acabar com o resto do iogurte no copo".


Ser guicha/o: - ser esperto/a


Baldão: - pessoa preguiçosa e desleixada.


Coirão - mulher da vida, prostituta.


Canhão aério "adoro esta" - pessoa desleixada, que prima pouco pela higiene.


Refustedo: - confusão " ai que vai praqui um refustedo c*aralho!"


Recachiço - cheiro pestilento, fedorento mesmo ex: "aquela manda ca um recachiço credo!"


Recoque: - tem o mesmo significado que recachiço, é apenas mais uma palavrinha para afirmar que alguém fede que nem uma doninha!


Pingadeira: - Menstruação ex " veio-me hoje a pingadeira"


Ronco - aqui significa dar um ralhete, um sermão.


Carranhas: - os macacos do nariz.


Larpar: - comer: ex: vou larpar uma pratada de alheira e grelos lol"


Fazer uma regada: - fazer chichi em qualquer lado.


Escambalhar: - estragar, partir algo.


Desbulhar: - descascar uma fruta, tirar o papel a um rebuçado por exemplo.


canhão arrebentado! - esta tem bolinha lol... mulher que tem fama de andar com tudo que é macho.


Chabouqueira /o: - o mesmo que dizer maluca/o


Matabichar - tomar o pequeno-almoço "matar o bicho"


Escarranchar: - sentar-se à vontade.


Andar ao caínço: - desespero por homem (/ mulher, refere-se aos cães quando estão no cio.


Reco - porco


bienda ou lavadura - comida para os porcos.


Sapo concho - pessoa considerada feia ou com peso a mais.


Espulejar - rebolar pelo chão rastejar na relva "havia um amigo meu la da terra que até fazia concursos de espolejamento"


Beldorneira: - cusca, bisbilhoteira.


Ladradeiro/a - pessoa que fala de mais da vida alheia.


Tendeiro - pessoa desarrumada.


Espantalho - aqui a palavra espantalho refere-se a pessoa mal vestida.


Albarda - cobertor velho para por num cavalo ou mula, mas aqui com o sentido de uma roupa feia desajustada a quem a veste.


Bacamarte - sabemos ser uma arma, mas aqui significa pessoa maldosa.


Bem podia estar aqui o dia todo! quando me lembrar de mais faço mais um post!

25 comentários:

teardrop disse...

Adorei... Conhecia muito poucas mas há aí algumas que são expressões fantásticas!
beijinhos

Anónimo disse...

Pena é as pessoas que lêm isto não poderem ouvir-te dizer isso com a tua pronúncia de transmontana rústica!
Doida beijo Inês

Suspiro disse...

Confesso que não conheço a maior parte! ;)

Nokas disse...

Já conhecia algumas :)

Libelinha☆ disse...

Adorei, hihihi!... Já sei que me vou esquecer delas todas mas confesso que há aí muitas que eu ia adorar usa-las, hehehe!...

Beijinhos ;P

Bailarina disse...

Gostei de todas elas, algumas eu também uso, mas grande parte não conhecia ou para mim tem outro significado!! Adorei a Pingadeira é que para mim isso é o recepiente, onde se mete o arroz ao forno... 8)

mimi disse...

o que me ri...

porque tu usas estas expressões todas.

e uma foto tão bonita da vista do cabeço!!!!

ohhhh

Belinha disse...

Conheço mts destas expressões e tb uso eheheh
bjoca

S* disse...

Canhão arrebentado é qualquer coisa do outro mundo. ahahah

Petra disse...

Teardrop: pois é... isto é conversa de luxo!
Inès: olha até tu já aprendeste a dizer umas não é canhão! "com carinho claro lol"
Suspiro: garanto-te que no próximo jantar de blogers vou te ensinar umas beldades linuísticas!
Libelinha: sim sim, eu ensino-te pelo msn!

Petra disse...

Nocas: então és ca das minhas!
Bailarina: uii nunca tinha ouvido tal...... pingadeira é quando algo em nós pinga lol.
Mimi: eu sabia que tu ias adorar...... afinal agente passa a vida a dizer isto né... a foto foste tu que mandaste ano passado!
Belinha: pois então adivinho-te uma mulher do norte certo?
S*: á muitas mais, com tempo ainda ficas mais chocada.
beijo a todas.

Mary Jane disse...

Mas que grande dicionário :) Espero que esteja tudo bem com a psicóloga mais doce da blogosfera *

Jana disse...

O que me ri!!! Quando lá estive nas férias eu e o Nuno (marido da Lúcia) dissemos que ia-mos começar a escrever todas as expressões que a minha sogra dizia que nós não sabiamos o que era, e depois dava para um livro!!! E tu foste lembrar-te da mesma coisa... falta acrescentar que acabam as palavras normais quase todas por "eis" tipo fosteis, comieis e mais não sei quantas!!! Beijo
P.s.- fico à espera dos restantes!!

Di disse...

Simplesmente espectacular!!!
Hehe sinto-me previligiada conheço a maioria delas ;-)

Petra disse...

Mari Jane: aiii que querida! sim está tudo bem! Um beijinho para ti coleguinha!
Jana:hehhehehhhehehe estava agora a falar em ti a minha mãe!
<Di: heheheh a gente usava-as na escola! brevemente farei outro! huhuh. beijo as 3!

carmen disse...

Lol sotu mesmo para me fazeres rir...adorei trasosmontes caracas!!

A Loira disse...

Oh milher... eu sou do norte e não conhecia quase nenhumas.

Adorei isto.

Rui Caldeira disse...

O meu Estadulho é um cibo pequeno mas dá para ir aos coirões!



=)

Provocação 'aka' Menina Ção disse...

Ai guicha é esperta?? Andei com um da torre que passava a vida a dizer "tu põe-te guicha" só que nunca explicava, o cão! :D
Adorei, quando te lembrares de mais, posta :p

Petra disse...

Carmen! biba a nossa terra!
Vera: deixa lá milher quando te conhecer havemos de por em dia umas asneiradas valentes!
>Rui: ora desde que dê para ires aos coirões é o que interessa! mais vale pequenina e mechilhona do que grande e morcona!
São: pois da torre dona chama!? hahahhah pois é normal a gente la diz isso a toda a hora: - tu põe-te guicha! bjo a todos

Anónimo disse...

Belo post! Gostei!
Não tem nada a ver, mas ainda estou à espera de um post para dares uns conselhos e dares umas receitinhas caseiras para as borbulhas e pontos negros :b

N.

Simão disse...

Ai boneca o que me ri agora.
É tão bom falar transmontano!
Vamos marcar um cafezito para matar saudades do teu sotaque!

A Menina Wow disse...

Ronco, também poderá significar, tirar uma soneca por ex: "Vou ali tirar um ronco e já volto" :P

Beijinhos Nortenhos* ;)

Petra disse...

N: oii ja fiz o teu post.
Simão: sim um coffee! depois manda sms a avisar quando estás por ca!
A menina: oi.... sim também é uma opção sim! bjo

Ana disse...

Obrigada pelo apoio:)

Estas expressões são uma delícia! Muitas não conhecia, outras são muito típicas na minha zona!
O que é engraçado é que uma pessoa nem se apercebe que as usa:)