18 de dezembro de 2010

Salmão grelhado e batatas ao sésamo!


Já tinham saudades das receitinhas da petra, digam lá?

Ora bem hoje vou deixar aqui um prato delicioso e muito rápido!

Ingredientes para 2 pessoas:

Duas ou mais postas de salmão, dois limões, azeite, alho e pimenta qb, meia chávena de sementes de sésamo, orégãos, sal e mostarda qb e 8 ou 9 batatas com casca para cozer partidas ao meio.


Preparação:

Por as batatas ao lume numa panela com água e sal e deixar cozinhar durante cerca de 15 minutos

Quando estiverem bem cozidas, passar por água fria, tirar a casca com a unha ou uma faca de mesa.

De seguida, refogar numa frigideira funda alguns dentes de alho picados em bocadinhos grandes com azeite e orégãos.

Adicionar as batatas, ir mexendo, e quando começarem a ficar mais douradas ir juntando aos poucos as sementes de sésamo.

Preocupem-se em reparar se estas começam a aderir às batatas.

Nota 1 o lume deverá estar brando para não haver o perigo de colarem à frigideira.

Após 10 a 15 minutos penso que estarão prontas a irem para a mesa.


Vamos ao salmão.

Este deverá ser temperado préviamente com sal, pimenta, e o sumo de um limão.

Na hora de grelhar, deverão dispor as postas no grelhador, e cada vez que as virarem é aconselhável que vão regando com mais sumo de limão para desenjoar o forte sabor característico deste peixe.

Quando este se apresentar douradinho e notarem que a gordura já reduziu substancialmente, desliguem o grelhador, coloquem o peixe num pirex para servir à mesa, e pincelem com mostarda, acrescenta-lhe um sabor exótico.

Bom apetite.

11 comentários:

Scarlet_Perry disse...

Que bom aspecto!!!Vou experimentar! :D
Beijocas ***

Mary Jane disse...

Não sou nada dada à cozinha! Quando for grande e dada à cozinha prometo que vou experimentar! Beijinho *

Nokas disse...

Que maravilha!! Vou experimentar :)

oops!!! disse...

Estou magoado com o salmão, Petra.

Não gosto do cheiro.

Eu bem me esforço, mas as minhas mágoas sabem nadar...

;)

S* disse...

Tão bom, adoro salmão.

Vera, a Fera disse...

Ai... adoro salmão. Nham... Nham...

Tanita disse...

Passei por aqui para espreitar o teu cantinho à pouco à tarde e dou com uma receita deliciosa, e estava eu sem saber o que fazer para o jantar e até tinha umas postas de salmão no congelador e umas sementes de sésamo que costumo usar nas saladas, e voilá: uma receita à Petra Pink. O marido e eu adorámos! Obrigada pela dica.
(e eu adorei o teu blog)
Bj**

Petra Pink disse...

Scarlet: é uma delícia!
Mari Jane: pode ser que um dia te vires para a cozinha quem sabe?!
Nokas: tens de experimentar!
S* Eu sei que adoras salmão, tens de experimentar o salmão com alecrim no forno que eu faço!
Oops: Oops: andas muito enjoado não»»»?
Tanita: bem-vinda! ainda bem que gostaram!
Eu acompanho estas batatas com sésamo com imensas coisas, bifes de atun, carne grellada etc!
´
Volta sempre!
beijo aos 6!

Rui Caldeira disse...

Ontem comi pizza e caguei-me que nem um lorde. Já me ardiam as nalgas de tanto mijar pelo cú. Era só isto que queria partilhar. Ah! O único Sésamo que gosto é a Rua Sesamo.




Bom Natal fã

Sara* disse...

Muito bom aspecto
Hummmm

oops!!! disse...

Petra, estou preocupado contigo...

Então, não se publica mais nada?

Tu diz alguma coisa.

Espero bem que não tenhas apanhado alguma intoxicação alimentar...

;)