18 de dezembro de 2010

Salmão grelhado e batatas ao sésamo!


Já tinham saudades das receitinhas da petra, digam lá?

Ora bem hoje vou deixar aqui um prato delicioso e muito rápido!

Ingredientes para 2 pessoas:

Duas ou mais postas de salmão, dois limões, azeite, alho e pimenta qb, meia chávena de sementes de sésamo, orégãos, sal e mostarda qb e 8 ou 9 batatas com casca para cozer partidas ao meio.


Preparação:

Por as batatas ao lume numa panela com água e sal e deixar cozinhar durante cerca de 15 minutos

Quando estiverem bem cozidas, passar por água fria, tirar a casca com a unha ou uma faca de mesa.

De seguida, refogar numa frigideira funda alguns dentes de alho picados em bocadinhos grandes com azeite e orégãos.

Adicionar as batatas, ir mexendo, e quando começarem a ficar mais douradas ir juntando aos poucos as sementes de sésamo.

Preocupem-se em reparar se estas começam a aderir às batatas.

Nota 1 o lume deverá estar brando para não haver o perigo de colarem à frigideira.

Após 10 a 15 minutos penso que estarão prontas a irem para a mesa.


Vamos ao salmão.

Este deverá ser temperado préviamente com sal, pimenta, e o sumo de um limão.

Na hora de grelhar, deverão dispor as postas no grelhador, e cada vez que as virarem é aconselhável que vão regando com mais sumo de limão para desenjoar o forte sabor característico deste peixe.

Quando este se apresentar douradinho e notarem que a gordura já reduziu substancialmente, desliguem o grelhador, coloquem o peixe num pirex para servir à mesa, e pincelem com mostarda, acrescenta-lhe um sabor exótico.

Bom apetite.

11 comentários:

Scarlet_Perry disse...

Que bom aspecto!!!Vou experimentar! :D
Beijocas ***

Mary Jane disse...

Não sou nada dada à cozinha! Quando for grande e dada à cozinha prometo que vou experimentar! Beijinho *

Nokas disse...

Que maravilha!! Vou experimentar :)

oops!!! disse...

Estou magoado com o salmão, Petra.

Não gosto do cheiro.

Eu bem me esforço, mas as minhas mágoas sabem nadar...

;)

S* disse...

Tão bom, adoro salmão.

A Loira disse...

Ai... adoro salmão. Nham... Nham...

Tanita disse...

Passei por aqui para espreitar o teu cantinho à pouco à tarde e dou com uma receita deliciosa, e estava eu sem saber o que fazer para o jantar e até tinha umas postas de salmão no congelador e umas sementes de sésamo que costumo usar nas saladas, e voilá: uma receita à Petra Pink. O marido e eu adorámos! Obrigada pela dica.
(e eu adorei o teu blog)
Bj**

Petra disse...

Scarlet: é uma delícia!
Mari Jane: pode ser que um dia te vires para a cozinha quem sabe?!
Nokas: tens de experimentar!
S* Eu sei que adoras salmão, tens de experimentar o salmão com alecrim no forno que eu faço!
Oops: Oops: andas muito enjoado não»»»?
Tanita: bem-vinda! ainda bem que gostaram!
Eu acompanho estas batatas com sésamo com imensas coisas, bifes de atun, carne grellada etc!
´
Volta sempre!
beijo aos 6!

Rui Caldeira disse...

Ontem comi pizza e caguei-me que nem um lorde. Já me ardiam as nalgas de tanto mijar pelo cú. Era só isto que queria partilhar. Ah! O único Sésamo que gosto é a Rua Sesamo.




Bom Natal fã

Genitrix disse...

Muito bom aspecto
Hummmm

oops!!! disse...

Petra, estou preocupado contigo...

Então, não se publica mais nada?

Tu diz alguma coisa.

Espero bem que não tenhas apanhado alguma intoxicação alimentar...

;)